Vendo a Nintendo ganhar mundos e fundos com o seu decano GameBoy, e dominar sozinha a arena dos portáteis, a japonesa SNK tenta utilizar o charme de seus jogos 2D e do velho Neo Geo para lançar o seu Neo Geo Pocket, em Novembro de 1998 no Japão. O console era baratinho (US$ 69), tinha uma ótima tela de cristal líquido P&B, processador de 16 bits e proporcionava uma duração enorme para as baterias (cerca de 40 horas).
Mas a SNK errou no seu timing, pois já nesta época estava disponível no Japão o GameBoy Color, versão colorida do concorrente da Nintendo. Para que alguém iria investir em um portátil novato e P&B? Então, a empresa voltou aos seus laboratórios e lançou rapidamente o Neo Geo Pocket Color, em março de 1999, totalmente compatível com o modelo anterior (os jogos coloridos eram mostrados em P&B, quando rodados nele). Seu grande diferencial competitivo era o hardware, bem mais potente que o do GameBoy Color, proporcionando ótimos gráficos em sua belíssima tela de cristal líquido, e som de primeira.
Eis o Neo Geo Pocket, nas versões P&B e Color (abaixo). O portátil vinha em várias cores diferentes. |
|
|
Muitos jogos foram lançados em versões P&B e coloridas como: 1 e 4) King of Fighters R1 e R2. 2 e 5) Neo Geo Cup 98. 3 e 6) Pocket Tennis. |
|
Aqui, temos alguns joguinhos básicos: 1) Neo 21. 2) Pac Man. 3) Puzzle Bobble Mini. |
|
RPGs também não faltavam para o portátil. Nas fotos, vemos: 1) Dark Arms. 2) Evolution - Eternal Dungeons. 3) Biomotor Unitron, que era mais aventura do que RPG de verdade. |
Jogo de luta é o que mais tinha no Neo Geo Pocket. Veja: 1) Rockman Battle and Fighters. 2) Fatal Fury Contact. 3) Big Bang pro Wrestling. |
1) Samurai Showdown. 2) SNK Vs Capcom: Match of the Millenium. 3) Gals Fighters. |
|
E outros joguinhos de ação bem legais: 1) Sonic Pocket Adventure. 2) Metal Slug First Mission. 3) Cool Boarders Pocket. |
|
A SNK pediu concordata em 2000, e no meio do ano já anunciava não poder cumprir o suporte anunciado ao Neo Geo Pocket, fechando suas subsidiárias no resto do mundo. Em Abril de 2001 ela pedia a abertura do processo de falência também para a matriz japonesa, e no final de Outubro, cessou definitivamente suas atividades, deixando saudades nos jogadores que acompanharam e suportaram a empresa nos seus 23 anos de existência.
A SNK agora é parte definitiva da história dos videogames, e seus consoles, incluindo o Neo Geo Pocket, viraram peça de colecionador.
* Para promover o Neo Geo Pocket no Japão, foi utilizada uma modelo que ficou conhecida por aparecer em todos os anúncios do portátil com uma simpática "Maria-chiquinha".
Nenhum comentário:
Postar um comentário