quarta-feira, 29 de junho de 2011

A historia do Game.com

A FABRICANTE DE BRINQUEDOS TIGER ELECTRONICS ENTRA NO MERCADO DE PORTÁTEIS
Embalada com o fenômeno GameBoy, a Tiger, fabricante de brinquedos e quinquilharias eletrônicas, resolve entrar no mercado de portáteis. Em 1997 ela apresenta ao mundo o seu projeto: o Game.com. O console, nascido para ser um "GameBoy Killer", introduz novidades inéditas no mundo dos portáteis:
  • Tela preto e branca de alta resolução sensível ao toque (através de uma caneta semelhante à usada nos PDAs Palm);
  • Calendário, agenda e calculadora incluídos;
  • Processador de som potente e até capaz de reproduzir vozes;
  • Possibilidade de acesso a Internet e e-mails (apenas textos);
  • Conexão com PCs através de um acessório chamado Web Link.
O Game.com  tinha muitas características exclusivas e
interessantes como a tela sensível ao toque, a agenda e
o calendário embutidos. Além de jogos, é claro. 
Apesar de todas essas novidades, um videogame não seria nada sem bons e criativos jogos. O Game.com começou devagar, mas com alguns franchises de deixar até mesmo o GameBoy com inveja: Batman & Robin, Fighter's Megamix, Resident Evil 2, Lost World, Indy 500, Frogger, Sonic Jam... A estratégia da Tiger era a de licenciar grandes séries e produzir versões exclusivas para o Game.com, já que o suporte de outras fabricantes era inexistente. Infelizmente, alguns anúncios de peso, como Castlevania, Red Alert e Metal Gear Solid nunca vieram a se materializar, e ficaram só com o status de "vaporware". 

Jogos de azar e adivinhação são muito populares em um portátil. Em sentido
horário, vemos: 1) Wheel of Fortune. 2) Solitaire. 3) Scrabble. 4, 5 e 6) Tiger Casino.  
Resident Evil 2 no Game.com? Por incrível que pareça, o conversão do clássico jogo
de Playstation foi feita com sucesso para o portátil.
Duke Nukem, o herói casca grossa, também foi protagonista de um jogo para o portátil. 
E o popular Mortal Kombat também não poderia deixar de aparecer. 
Castlevania, baseado na versão do PSX, chegou a ser anunciado, mas nunca foi lançado.
O mesmo destinho teve Metal Gear Solid, que sucumbiu com o fracasso do portátil. 
Os acessórios mais interessantes do Game.com foram o modem, cabo para linkar dois consoles e o kit para comunicação com os PCs. Os mais úteis, claro, eram os aplicativos incluídos, como a calculadora, calendário e agenda telefônica.
O Game.com poderia ser definido como um PDA de baixo custo (por US$ 40 você poderia adquirir um), embora seu foco principal fossem os jogos eletrônicos. Ele não representou nenhuma ameaça ao GameBoy, nem mesmo quando a Tiger foi comprada pela Hasbro em 1999.
Dois anos depois de ser lançado, só existiam 20 jogos desenvolvidos para ele, o que era muito pouco. A Hasbro resolveu então parar de produzi-lo, e com isso, os poucos usuários que compraram o portátil esperando jogar os mais notáveis clássicos de todos os tempos, ficaram a ver navios...  


* A última versão lançada do Game.com foi a Pocket Pro, menor e com iluminação auxiliar (backlight).

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