O que acontece quando uma companhia que produzia couro - a Conneticut Leather Company - e que quase foi a falência nos anos 70, resolve produzir um videogame? Simples, ela lançou o primeiro console que conseguiu a façanha de derrubar o poderoso Atari 2600, e que tinha o melhor hardware em sua geração.Muitos atribuem o título de "melhor console de todos os tempos" ao ColecoVision, devido aos excelentes gráficos para a época, e à seleção de jogos de altíssima qualidade e jogabilidade. Lançado por US$ 175 em 1982, o ColecoVision chacoalhou o domínio da empresa fundada por Nolan Bushnell, apesar de custar US$ 75 a mais que o Atari 2600.
Este é o ColecoVision, console que foi capaz de derrubar o Atari 2600 e Mattel Intellivision no início dos anos 80. |
O apelo de vendas do ColecoVision eram os jogos de arcades, convertidos perfeitamente para o poderoso console. Donkey Kong, primeiro jogo feito pelo atual guru da Nintendo (Shigeru Miyamoto), era o "pack in" do console; e ajudou-o a vender mais de 1 milhão de unidades no primeiro ano de vida. O ColecoVision, a partir de 1983, passou a ser mais vendido do que o Atari 2600 e o Mattel Intellivision, e ganhou toda a atenção da indústria de software. Ele só perdia em número de jogos para o Atari 2600...
| |
Alguém reconhece o personagem principal deste jogo? Sim, é a primeira versão do bigodudo Mario em um console caseiro, que estreou em Donkey Kong para o ColecoVision. | Quem não se lembra do Frenesi que Decatlhon causou no Atari 2600? Pois é, a versão para o ColecoVision era bem superior graficamente, mas mantinha a mesma jogabilidade consagrada. |
Choplifter, o clássico arcade de tiro e resgate. | Defender, em sua ótima versão para o Coleco. |
Front Line, um clássico dos arcades. | E Galaxian, outro nome de peso dos fliperamas. |
A versão de Hero para o ColecoVision era idêntica à do Atari 2600, mas com gráficos superiores. | Jungle Hunt, produzido pela Atari, também foi convertido para o console, com visual melhorado. |
Montezuma's Revenge, uma grande aventura. | E o segundo capítulo do popular Pitfall. |
Spy Hunter, em sua primeira aparição nos lares. | Super Cobra, em mais uma conversão doméstica. |
Time Pilot, o ótimo jogo de tiro dos arcades. | Zaxxon, com belos gráficos pseudo-3D. |
Antarctic Adventure, da Konami, que ficou famoso também nos computadores MSX. | Uau, esse era Chuck Norris Superkicks, estrelando o canastrão ator/lutador dos anos 80. |
James Bond 007, inspirado no filme "Os Diamantes são eternos", sucesso da época. | Rocky Super Action Boxing, estrelando nosso amigo Rocky Balboa, interpretado por Sylvester Stallone. |
Smurf Rescue in Gargamel's Castle, estrelando as criaturinhas azuis, amadas na década de 80. | Esse era o máximo que o ColecoVision podia fazer para simular o esporte mais popular do mundo. |
Star Wars: The Arcade Game | Tarzan, lutando com Kong? |
O Super Game Module prometia revolucionar o mercado de consoles, aumentando a capacidade gráfica do Coleco Vision. Mas, infelizmente, o acessório nunca foi lançado... |
Eis o adaptador para jogos do Atari 2600, que motivou inúmeras ações judiciais da Atari. O interessante é que este acessório era vendido por US$ 60, enquanto o Atari 2600 custava US$ 100!! |
Hoje, os direitos da marca ColecoVision, ADAM e de seus jogos pertencem à Telegames, que comprou a maioria das ações da empresa em 1984. No Brasil, o ColecoVision foi produzido pela Microdigital, mas problemas legais atrapalharam sua popularização por aqui.
* Pegue um interessante vídeo mostrando uma propaganda do ColecoVision:
ColecoVision - Formato .Mov - 978 KB (cortesia do site http://www.commercial-archive.com)
** Duas curiosidades interessantes sobre o ColecoVision:
Quando começou a comercialização do console, a Universal Studios ameaçou entrar na justiça contra a Coleco e a Nintendo, pois Donkey Kong supostamente plagiaria seu clássico filme King Kong. A Coleco, evitando brigar com o gigantesco estúdio, aceitou dar 3% de todas as vendas do jogo para a Universal. A Nintendo não aceitou, e mais tarde, ganhou a ação na justiça contra a Universal.
Outro fator que chamou a atenção foi o preço que a Coleco pagou a Nintendo para obter os direitos de Donkey Kong: apenas US$ 250 mil. Em comparação, a Atari pagou 21 milhões para obter a licença do filme E.T., lançando aquele jogo horroroso para o 2600 que todos se lembram. Adivinhe qual foi o melhor negócio?
Nenhum comentário:
Postar um comentário