Cansada de ver os concorrentes dominando o mercado de jogos, a Atari resolveu investir seu dinheiro em um novo e ambicioso projeto em 1989, logo após o falecido 7800 ter sido definitivamente enterrado. O videogame resultante desta iniciativa ficou conhecido por Panther, e tinha como objetivo destronar o Super Nintendo e Genesis com seu rápido processamento em 32 bits. O Panther era baseado no computador Atari ST, e foram construídos poucos protótipos funcionais (e 3 jogos teriam sido escritos para ele). Abaixo, veja a placa mãe de um Panther doado ao site Homecomputer.de.
Lançado no final de 1993 nos EUA por US$ 250, o Jaguar se auto intitulava como sendo o primeiro console de 64 bits da história, e seu hardware era fabricado pela IBM americana.
| O nome agressivo, belo logotipo e design do console, contrastavam com o desajeitado e pouco funcional (apesar dos inúmeros botões) controle. |
Logo, logo, a mística dos 64 bits desapareceu, e o departamento de marketing da Atari se esforçava para não queimar ainda mais o filme da companhia. O Jaguar parecia um console de 16 bits turbinado, e seus jogos não tinham sequer 1/10 da jogabilidade encontrada no Super Nintendo e Genesis...
| Alien Vs Predator foi um dos títulos originais do Jaguar que realmente prestavam. | Cybermorph acompanhou o console no seu lançamento, e era bonitinho mas ordinário... |
| Atari Karts foi uma tentativa frustrada de repetir o sucesso de Mario Kart, lançado para o SNES em 1992. | Rayman foi feito sob medida para o Jaguar, graças à palheta de 16.7 milhões de cores do console. |
| O clássico Cannon Fodder, da era AMIGA. | E o belo jogo de nave Crescent Galaxy. |
| Bubsy 2, o gatinho da Accolade. | E Theme Park, da Bullfrog. |
| Super Breakout 2000, versão Jaguar do velho jogo. | Syndicate, outro clássico do computador AMIGA. |
| Defender 2000 e... | Tempest 2000, dois dos melhores jogos para o Atari. |
| Doom também teve conversão para o Jaguar. | Assim como Flashback, da Delphine Software. |
| Fight for Life, uma cópia descarada de Virtua Fighter. | E Ultra Vortek, plagiando Mortal Kombat. |
| Power Drive Rally, uma corridinha bacana. | E Supercross 3D, um motocross básico. |
| Missile Command 3D. | Fever Pitch era uma das opções em esporte bretão. |
| Eis o periférico para linkar Jaguares, que permitia jogatinha multiplayer em rede. Poucos softwares, entretanto, foram compatíveis com o Jag Link. | Responda rápido, com que essa imagem se parece ? Um vaso sanitário é a melhor opção... Parece que os designers da Atari exageraram um pouquinho no design Jaguar CD. |
| Battlemorph era a continuação do primeiro jogo lançado para o Jaguar, Cybermorph. Foi tão ruim quanto seu progenitor. | Blue Lightning, o joguinho lançado originalmente para o portátil Lynx, apareceu em versão Jaguar. |
| Um jogo de corrida com estes gráficos não poderia ser ruim, certo ? Errado, World Tour Racing pecava no quesito fundamental: a jogabilidade. | O veterano Myst foi uma das poucas boas opções para o Jaguar CD. |
| Essa confusão na tela era o jogo de robôs Iron Soldier 2, mais um lançamento inicial para o Jaguar CD. | Já o simulador espacial Battlesphere, foi o melhor jogo disponível para o formato. |
| Highlander CD era um jogo de aventura misturando elementos de Myst, Alone in the Dark e King's Quest. | O simulador Hoverstrike ficou ainda mais bonito em sua versão CD; este era um dos melhores do Jaguar. |
Em 1996, a Atari foi vendida para a empresa JTS, e desde essa época, os fãs da marca foram deixados na mão. A Atari do século XXI é francesa, e não americana, pois em 2000, a Infogrames passou a ser dona da poderosa marca criada na década de 70, e pretende mudar gradativamente seu nome para Atari nos próximos meses. Inclusive, jogos para as principais plataformas do mercado estão sendo preparados para breve, utilizando o inesquecível logotipo e carisma da companhia que começou, há 30 anos, o bilionário mercado de jogos eletrônicos.
A sexta geração dos consoles, encabeçada pelo Jaguar e 3DO, foi a pior da história, e marcada pelo sensacionalismo e marketing desonesto dos fabricantes. Entretanto, isso serviu de lição para que os futuros lançamentos da Sega, Nintendo e Sony restaurassem o prestígio perdido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário