O bem sucedido Mega Drive, lançado em 1988, já estava velhinho e precisava de um sucessor à sua altura. Depois do fiasco dos periféricos Mega CD e 32X, a Sega decidiu investir todos os seus recursos no desenvolvimento de um poderoso console de 32 bits, que teria como missão principal ter jogos 2D com qualidade de arcade.
Mas, o mercado de jogos estava passando por uma revolução, encabeçada pela própria Sega. Em 1992 foi lançado Virtua Racing, um jogo de corrida poligonal, e em 1993, Virtua Fighter era o que se tinha de mais avançado em jogos 3D. Estava claro que o seu futuro console deveria lidar com polígonos também, pois essa era a nova tendência dos jogos.
Rumores dizem que o 32X, que foi lançado como um add-on para o Mega Drive, era a primeira versão do Saturn (chamada internamente de Jupter), mas a Sega decidiu incrementar o console quando ficou sabendo, em 1993, das especificações técnicas do Playstation, o futuro concorrente da Sony. Com algum tempo de atraso, então, foi lançado em 22 de Novembro de 1994 o Sega Saturn, um console de 32 bits com uma complicada arquitetura interna que continha 8 processadores, e capacidades tanto 2D quanto 3D.
| Este é o Saturn japonês, na cor branca. Abaixo, o controle que conhecemos da versão americana. |
Embalada com o sucesso japonês, a Sega resolveu antecipar o lançamento do Saturn americano para Maio de 1995, pegando todo mundo desprevenido, inclusive os consumidores. Por US$ 400, um preço deveras salgado, já era possível jogar o aguardado videogame de 32 bits, que tinha opções de jogos bem fracas no início.
O Saturn americano ficou conhecido como "A caixa preta".
Em termos de jogos, o Saturn ficou famoso mesmo pela excelência em jogos 2D, devido à boa memória para texturas. Em jogos 3D, com raríssimas exceções, ele tinha um desempenho inferior graficamente ao rival Playstation (concebido especificamente para manusear polígonos), devido à dificuldade de se programar para seus 8 processadores internos. Até mesmo Yu Suzuki, o grande guru da Sega, reclamava da dificuldade de se fazer jogos para o console, dizendo que, para extrair todo o seu potencial, seus títulos tinham que ser feitos na linguagem de máquina, o Assembly, ao invés do popular C/C++, que era utilizado por praticamente toda a comunidade desenvolvedora de jogos no Japão, Europa e EUA.
E esse foi o grande calcanhar de aquiles da Sega, que perdeu muitos títulos de outras produtoras para o Playstation, mais simples de se programar. É curioso notar também que Sonic, o grande mascote da Sega, não apareceu em um jogo original de plataforma para o Saturn (Sonic X-Treme foi anunciado, mas nunca lançado). Mesmo assim, o Saturn teve uma boa biblioteca de jogos para a época, no qual você confere alguns títulos logo abaixo:
| Astal foi um dos primeiros jogos de Saturn. | Bug Too!, a continuação do simpático jogo do inseto, que tinha tudo para ser o mascote oficial do Saturn e não decolou. |
| Clockwork Knight, mais um jogo de plataforma. | E o inesquecível shooter Panzer Dragoon. |
| Bomberman, o clássico puzzle da Hudson Soft, também não poderia faltar no Saturn. Esse é um dos jogos mais adorados pelo público japonês. | Shin Shinobi Den era um "remake" do clássico jogo de ninjas popularizado nos arcades e no Mega Drive. |
| Sega Rally, esse sim, era fabuloso. | E o clássico Out Run, lançado só no Japão. |
| Um Rpgzinho básico: Albert Odyssey. | E o excelente Grandia, da Game Arts. |
| Panzer Dragoon Saga, em formato RPG, era um dos jogos mais cultuados do console, lançado no final de sua vida útil. | Ao lado de Shiining Force III, o público amante de RPGs não tinha do que reclamar de qualidade. |
| Virtua On e... | Virtua Cop: 2 Virtuas do barulho! |
| Burning Rangers, do Sonic Team. | E o jogo mais bem feito do Saturn: Nights. Na foto, a versão preparada para o Natal. |
| Battle Arena Toshinden, o jogo que mostrou o potencial do PSX, apareceu no Saturn. | Fighting Vipers, totalmente em 3D, mostrava as habilidades poligonais do console. |
| Mas, foi Virtua Fighter 2 e... | Fighters Megamix, os grandes jogos de luta. |
| Sem contar com os Xmen Vs Street Fighter e... | Marvel Vs Street Fighter, adorados por muitos. |
| Fifa: Road to World Cup e... | NBA Live: os jogos da EA estavam presentes. |
| VR Golf: um golfezinho básico. | E a corrida com Sonic e CIA, em Sonic R. |
| Daytona, a primeira versão, era péssima, e pouco lembrava o excelente arcade. Mas a Sega corrigiu os defeitos mais tarde, com Daytona Championship Circuit Edition. | Quem diria, o Saturn teve uma versão de Castlevania: Nocturne in the Moonlight, que fez muito sucesso no PSX. Pena que a conversão não foi das melhores, apesar do jogo ser em 2D. |
| Gradius Deluxe. | E a corrida de Manx TT Superbike. |
| Resident Evil também apareceu no Saturn, em versão pior do que a do Playstation. | Sonic Jam era uma compilação dos antigos jogos de Sonic para o Mega Drive. |
Mas o Saturn Net Link foi o acessório mais interessante: ele era um cartucho com modem, feito sob medida para acessar a Internet.
No final de 1998, o Saturn foi oficialmente descontinuado pela Sega (para dar lugar ao seu sucessor natural, o Dreamcast), mas o último jogo produzido para ele foi lançado em Dezembro de 2000. Ele ainda vive na lembrança dos fanáticos pela Sega e nas fábricas da Tec Toy, no Brasil, onde é produzido até hoje.
* A JVC também produziu uma versão do Saturn, o V-Saturn, que vinha com um cartucho para descomprimir vídeos MPEG-1, muito populares na Ásia.
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