quinta-feira, 21 de julho de 2011

O SATURN

22 DE NOVEMBRO DE 1994 - O SATURN É LANÇADO NO JAPÃO PARA SUCEDER O MEGA DRIVE E SUA PARAFERNÁLIA DE PERIFÉRICOS MAL SUCEDIDOS
O bem sucedido Mega Drive, lançado em 1988, já estava velhinho e precisava de um sucessor à sua altura. Depois do fiasco dos periféricos Mega CD e 32X, a Sega decidiu investir todos os seus recursos no desenvolvimento de um poderoso console de 32 bits, que teria como missão principal ter jogos 2D com qualidade de arcade. 
Mas, o mercado de jogos estava passando por uma revolução, encabeçada pela própria Sega. Em 1992 foi lançado Virtua Racing, um jogo de corrida poligonal, e em 1993, Virtua Fighter era o que se tinha de mais avançado em jogos 3D. Estava claro que o seu futuro console deveria lidar com polígonos também, pois essa era a nova tendência dos jogos. 
Rumores dizem que o 32X, que foi lançado como um add-on para o Mega Drive, era a primeira versão do Saturn (chamada internamente de Jupter), mas a Sega decidiu incrementar o console quando ficou sabendo, em 1993, das especificações técnicas do Playstation, o futuro concorrente da Sony. Com algum tempo de atraso, então, foi lançado em 22 de Novembro de 1994 o Sega Saturn, um console de 32 bits com uma complicada arquitetura interna que continha 8 processadores, e capacidades tanto 2D quanto 3D.     
Este é o Saturn japonês, na cor branca. Abaixo, o controle
que conhecemos da versão americana. 
No primeiro dia de sua comercialização, impulsionado pelo carisma da Sega e uma boa safra de jogos inicial (impulsionada pela conversão dos arcades Virtua Fighter e Daytona), o Saturn vendeu 170 mil unidades, chegando a 500 mil no Natal de 1994. Isso era 60% superior ao que o desconhecido concorrente Playstation tinha na época. 
Embalada com o sucesso japonês, a Sega resolveu antecipar o lançamento do Saturn americano para Maio de 1995, pegando todo mundo desprevenido, inclusive os consumidores. Por US$ 400, um preço deveras salgado, já era possível jogar o aguardado videogame de 32 bits, que tinha opções de jogos bem fracas no início. 
O Saturn americano ficou conhecido como "A caixa preta". 
Em termos de jogos, o Saturn ficou famoso mesmo pela excelência em jogos 2D, devido à boa memória para texturas. Em jogos 3D, com raríssimas exceções, ele tinha um desempenho inferior graficamente ao rival Playstation (concebido especificamente para manusear polígonos), devido à dificuldade de se programar para seus 8 processadores internos. 
Até mesmo Yu Suzuki, o grande guru da Sega, reclamava da dificuldade de se fazer jogos para o console, dizendo que, para extrair todo o seu potencial, seus títulos tinham que ser feitos na linguagem de máquina, o Assembly, ao invés do popular C/C++, que era utilizado por praticamente toda a comunidade desenvolvedora de jogos no Japão, Europa e EUA. 
E esse foi o grande calcanhar de aquiles da Sega, que perdeu muitos títulos de outras produtoras para o Playstation, mais simples de se programar. É curioso notar também que Sonic, o grande mascote da Sega, não apareceu em um jogo original de plataforma para o Saturn (Sonic X-Treme foi anunciado, mas nunca lançado). Mesmo assim, o Saturn teve uma boa biblioteca de jogos para a época, no qual você confere alguns títulos logo abaixo: 
Astal foi um dos primeiros jogos de Saturn.  Bug Too!, a continuação do simpático jogo do
 inseto, que tinha tudo para ser o mascote oficial
do Saturn e não decolou.
Clockwork Knight, mais um jogo de plataforma.  E o inesquecível shooter Panzer Dragoon.
Bomberman, o clássico puzzle da Hudson Soft,
também não poderia faltar no Saturn. Esse é um
dos jogos mais adorados pelo público japonês. 
Shin Shinobi Den era um "remake" do clássico
jogo de ninjas popularizado nos arcades e
no Mega Drive.  
Sega Rally, esse sim, era fabuloso.  E o clássico Out Run, lançado só no Japão. 
Um Rpgzinho básico: Albert Odyssey.  E o excelente Grandia, da Game Arts. 
Panzer Dragoon Saga, em formato RPG, era um
dos jogos mais cultuados do console, lançado no
final de sua vida útil.
Ao lado de Shiining Force III, o público amante de
RPGs não tinha do que reclamar de qualidade.
Virtua On e... Virtua Cop: 2 Virtuas do barulho!
Burning Rangers, do Sonic Team.  E o jogo mais bem feito do Saturn: Nights. Na foto,
a versão preparada para o Natal. 
Battle Arena Toshinden, o jogo que mostrou o
potencial do PSX, apareceu no Saturn. 
Fighting Vipers, totalmente em 3D, mostrava as
habilidades poligonais do console. 
Mas, foi Virtua Fighter 2 e... Fighters Megamix, os grandes jogos de luta. 
Sem contar com os Xmen Vs Street Fighter e... Marvel Vs Street Fighter, adorados por muitos. 
Fifa: Road to World Cup e... NBA Live: os jogos da EA estavam presentes.
VR Golf: um golfezinho básico.  E a corrida com Sonic e CIA, em Sonic R. 
Daytona, a primeira versão, era péssima, e pouco
lembrava o excelente arcade. Mas a Sega
corrigiu os defeitos mais tarde, com Daytona
Championship Circuit Edition. 
Quem diria, o Saturn teve uma versão de
Castlevania: Nocturne in the Moonlight, que fez
muito sucesso no PSX. Pena que a conversão
não foi das melhores, apesar do jogo ser em 2D.
Gradius Deluxe. E a corrida de Manx TT Superbike.
Resident Evil também apareceu no Saturn, em
versão pior do que a do Playstation. 
Sonic Jam era uma compilação dos antigos jogos
de Sonic para o Mega Drive. 
Em se tratando de acessórios, controles arcade e volantes foram lançados no início de sua vida útil, além do seu "Memory Card", que era um cartucho de backup. O Saturn teve também um cartucho de expansão de memória de 4 MB, utilizado principalmente por jogos de luta 2D.  
Mas o Saturn Net Link foi o acessório mais interessante: ele era um cartucho com modem, feito sob medida para acessar a Internet. 
Apesar de alguns excelentes jogos da Sega, o Saturn não teve o suporte necessário das principais produtoras japonesas, que preferiram produzir para o Playstation, mais fácil de programar (o que tornava os jogos mais bonitos graficamente) e com custos de desenvolvimento mais baratos. O maketing fraco da Sega e a falta de variedade de jogos acabaram por sepultar o console, que teve um grande começo mas uma base instalada muito pequena 4 anos depois. 
No final de 1998, o Saturn foi oficialmente descontinuado pela Sega (para dar lugar ao seu sucessor natural, o Dreamcast), mas o último jogo produzido para ele foi lançado em Dezembro de 2000. Ele ainda vive na lembrança dos fanáticos pela Sega e nas fábricas da Tec Toy, no Brasil, onde é produzido até hoje. 


* A JVC também produziu uma versão do Saturn, o V-Saturn, que vinha com um cartucho para descomprimir vídeos MPEG-1, muito populares na Ásia.  

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