quinta-feira, 21 de julho de 2011

UM NÔMADE INVADE O MERCADO DE PORTÁTEIS

SEGUNDO SEMESTRE DE 1995 - UM NÔMADE INVADE O MERCADO DE PORTÁTEIS
Lançado no final de 1995 nos EUA (por US$ 180) e Japão, o Nomad tinha o objetivo claro de destronar o GameBoy e o monopólio da Nintendo no mercado de portáteis. Seu hardware era um clone miniaturizado e idêntico ao do Genesis/Mega Drive, pesando 450 gramas, com seis botões incorporados, possibilidade de ligar outro controle externo, tela de matriz passiva, e que rodava 99% dos jogos da imensa biblioteca do bem sucedido console de 16 bits. 
O Sega Nomad: cópia fiel do hardware do Genesis que falhou
pela falta de inovação e descuido no seu lançamento.
Entretanto, não se podia ligar ao Nomad os periféricos fracassados do Genesis, como o 32X e o Sega CD, pois ele não tinha as saídas externas e é óbvio, ficaria desajeitado para um portátil receber acessórios de tal porte físico. Mas, pasmem, o adaptador para os jogos do Master System funcionava! 
Com mais de 600 jogos disponíveis no seu lançamento, o Nomad não tinha o que temer. Qual usuário não se sentiria atraído por pérolas como as séries Phantasy Star, Sonic, NBA Live, FIFA, Thunderforce, Virtua Fighter, Bomberman e tantos outros clássicos da era 16 bits? E o detalhe mais interessante é que os jogos ficavam ainda mais bonitos na telinha pequena, por conta do menor tamanho dos pixels.
O Nomad tinha tudo para dar certo, mas os usuários queriam jogos feitos especialmente para o portátil, e não os velhos clássicos disponíveis no Genesis, que já estavam ficando ultrapassados em 1995... Além disso, ele era um grande devorador de baterias, e deixava os jogadores na mão com poucas horas de uso. E era caro...  
Sua jogoteca era vasta; eis o que havia de melhor para o videogame:
Altered Beast.  Golden Axe.
Castle of Illusion .   Moon Walker 
Lakers Vs Celtics. Joe Montana Sports Talk Football. 
Comix Zone.  Ayrton Senna Super Monaco GP 2.
Desert Strike. Road Rash.  
Castlevania.  
Ghouls 'n' Ghosts. 
Contra.   Double Dragon. 
Ecco the Dolphin.    Elemental Master.  
Strider  Chaos Engine.  
Mortal Kombat.  Streets of Rage. 
Fifa International Soccer.   Phantasy Star. 
Sonic. Sonic & Knucles. Sonic. 
Space Harrier 3D. Speedball 2.
Bomberman.  Street Fighter II.
Shining Force.  Flashback, a continuação de Another World. 
Samurai Showdown.  Virtua Fighter 2.  
Jogos de Ninja não poderiam faltar. Revenge of Shinobi e Shadow Dancer eram seus expoentes máximos. 
Thunderfoce III.  Vector Man. 
O Nomad foi mais uma carta debaixo das mangas da Sega que fracassou devido a incompetência da companhia em dar o devido suporte ao console. Ficou provado que a Sega mais uma vez não teve visão de mercado, e subestimou os anseios do público. O Nomad nunca decolou em vendas, e foi lançado só no Japão e EUA. 
Já em 1997, estava sumido do mercado, mas foi descontinuado oficialmente em 1998. Embora fracassado, o Nomad é até hoje um ótimo portátil, talvez o melhor de sua época, digno da coleção de qualquer jogador amante da era 16 bits.

Nenhum comentário:

Postar um comentário